Benefícios da musculação na adolescência

Benefícios da musculação na adolescência

Quando se fala em treinamento com pesos para crianças e adolescentes é importante ressaltar que a musculação é indicada como um complemento a um programa de treino variado para um jovem, não sendo realizada com altas intensidades, e onde é indicado também o estímulo de outras capacidades físicas além da força, como resistência, flexibilidade, equilíbrio, velocidade, coordenação motora e agilidade, usando também para isso correr, pedalar, nadar, pular, jogar múltiplos esportes entre outros.
Vários mitos e paradigmas estão sendo quebrados e estudos científicos realizados por instituições altamente renomadas e conceituadas como American College of Sports Medicine (ACSM), American Council on Exercise (ACE), American Academy of Pediatrics (AAP) e National Strength Conditioning Association (NSCA), recomendam fortemente também o treinamento com pesos para jovens e adolescentes.
E sem dúvida a experiência do treinamento de força realizado na musculação sendo um trabalho consciente e bem direcionado trará benefícios positivos para toda a vida.


Veja os principais benefícios :


  Aumento de força – um estudo realizado no Hospital Jonh Hopkins, EUA, chegou a conclusão que jovens que se dedicam a esse tipo de treinamento têm um aumento de 30 a 50% em seu grau de força depois de 8 a 12 semanas de um programa de exercícios.
  Diminuição da gordura corporal
  Diminuição do risco de desenvolvimento de obesidade
  Crescimento da densidade óssea
  Redução da pressão arterial em adolescentes hipertensos
  Construção de articulações, ossos e músculos fortes
  Melhoria no foco e concentração
  Aumento da confiança e autoestima
  Socialização – na academia o adolescente poderá conhecer outros jovens de sua idade com mesmos interesses e fazer novos amigos, sendo interessante especialmente para aqueles com dificuldade de socialização.
  Risco de lesão similar a outras atividades - Estudos mostram que as chances do adolescente se lesionar durante um treino de levantamento de peso são as mesmas de outras atividades como futebol, basquete entre outros. Para que isso ocorra é fundamental a correta orientação de um profissional de educação física e as técnicas sejam seguidas corretamente.